Livros

Conheça as obras de Elizabeth Monteiro.

Viver Melhor em Família
COMPRAR

Viver Melhor em Família

Criar filhos e manter relações familiares harmônicas não é tarefa fácil. Neste livro, Betty reúne reflexões e comentários publicados em suas cinco obras anteriores. Além de se dirigir às mães, a coletânea também pode ser lida por avós, pais e cuidadores.

A Culpa é Da Mãe
COMPRAR

A Culpa é Da Mãe

Este livro foi escrito para mulheres que se dedicam de corpo e alma à tarefa da maternidade mas sempre acham que estão fazendo alguma coisa errada. Àquelas que amam seus filhos incondicionalmente, mas sentem culpa toda vez que não conseguem corresponder às próprias expectativas. Àquelas que sempre imaginam que as outras mães são melhores. Em suma, este livro tem como alvo todas as mães do mundo. Nele a psicóloga Elizabeth Monteiro relata suas experiências na difícil tarefa de criar os quatro filhos, sempre fazendo um contraponto com a realidade de hoje. Com relatos emocionantes e muitas vezes cômicos, ela mostra a dor e a delícia da maternidade e nos ajuda a perceber que a perfeição não existe quando se trata de cuidar de crianças. Prefácio de Lya Luft.

Cadê o pai dessa criança?
COMPRAR

Cadê o pai dessa criança?

Neste livro, Elizabeth Monteiro mostra que, ao longo da história da humanidade, o homem quase sempre se furtou de participar da criação dos filhos, obrigando a mulher a cuidar de tudo sozinha e deixando as crianças em segundo plano. Participando de sua ampla experiência na clínica psicológica, a autora analisa os principais tipos de pai da família contemporânea – como o ausente, o violento, o ansioso, o espertalhão, o depressivo – e deixa claro que esses modelos prejudicam o desenvolvimento afetivo e intelectual das crianças, impactando duramente sua autoestima. Com o objetivo de conscientizar os pais de suas importância na formação emocional e mental de seus filhos, Betty dá dicas preciosas para aprimorar o relacionamento pai-filho e tornar a convivência familiar muito mais saudável e harmoniosa.

Avós e Sogras
COMPRAR

Avós e Sogras

Afinal: qual é o lugar das avós no século 21? Com o aumento do papel social – e econômico – dos avós na sociedade brasileira, cresceram também conflitos familiares. Além de muitas vezes serem os provedores da casa, cabe a eles cuidar dos netos integralmente, 24 horas por dia. Esse cuidado implica extrema dedicação e pode leva-los a interferir na educação das crianças, o que gera inúmeros problemas. Como resolve-los? Abordando a avosidade, a transmissão geracional e os novos papéis que as avós, sogras e noras precisam desempenhar, Betty Monteiro dá dicas práticas para resolver conflitos. Com base em sua ampla experiência clínica, ela fala ainda dos tipos de avós, da importância de mudar com o mundo – deixando para trás experiências amargas – e da capacidade que todos temos de nos dedicar ao amor sincero de uma criança.

Criando Adolescentes em Tempos de Difíceis
COMPRAR

Criando Adolescentes em Tempos de Difíceis

Pais que não entendem os filhos e filhos que não respeitam os pais. Cuidar de um adolescente hoje em dia não é nada fácil. Além da preocupação com as drogas, com o desempenho escolar e com o futuro profissional, os pais se ressentem da falta de diálogo e afetividade. Os jovens, por sua vez, reclamam da “ perseguição, das cobranças e da imposição de regras.

Numa época que reina a falta de limites e a juventude é vista como irresponsável, o diálogo entre pais e filhos é fundamental. Baseada em sua experiência como psicóloga, psicopedagoga e mãe, Elizabeth Monteiro fala das necessidades de proteger os adolescentes das ameaças e, ao mesmo tempo, incentivar a autonomia deles.

A autora estabelece com pais e educadores um diálogo amplo e profícuo, abordando temas como sexualidade, amizades, futuro profissional e distúrbio físico e psicológicos comuns na puberdade. O jovem precisa de modelos seguros, que o ajudem a enfrentar a árdua etapa da adolescência, e os pais devem oferecer aos filhos a oportunidade de mostrar o seu valor. Não se trata de tarefa simples, mas Elizabeth Monteiro mostra que, com um pouco de dedicação e paciência, tudo é possível.

Criando Filhos em Tempos de Difíceis
COMPRAR

Criando Filhos em Tempos de Difíceis

Falta de tempo, correria, excesso de trabalho, falta de dinheiro, medo de sair na rua...

Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos pais modernos. O resultado? Crianças entediadas, desinteressadas, obesas, carentes e ao mesmo tempo, sem limites.

Buscando aprimorar a interação entre pais e filhos, Betty Monteiro aborda neste livro os benefícios do brincar e explica as brincadeiras preferidas pelas crianças em cada fase do desenvolvimento. Fala ainda sobre “criança difícil” – a que não come, a medrosa, ado contra etc. – da dicas para lidar com conflitos. Em Linguagem simples e fluida, ela nos convida a voltar a infância e a aproveitar melhor o tempo com os pequenos.

Elizabeth Monteiro 2016. Todos os direitos reservados.
Cereja.in