Novo ciclo, projetos novos: metas fazem toda a diferença

Novo ciclo, projetos novos: metas fazem toda a diferença 10/MAR - Sandro Bonfim é superintendente de Produtos da Brasilprev Seguros e Previdência

O ano começou e o Carnaval já passou! Muita gente encontra, nestes primeiros meses de transição, o momento perfeito para fazer um balanço do ciclo que terminou, avaliando seus altos e baixos, erros e acertos. Esta é uma atitude importante para identificar aquilo a que você gostaria de ter dado maior atenção, seja no ambiente familiar, no trabalho ou na vida financeira. Vale a pena fazer essa reflexão, e não se sinta culpado caso perceba que muita coisa não se realizou. 2017 traz novas oportunidades e desafios, e muitas outras conquistas esperando por nós. Como parte das suas resoluções de ano novo, que tal definir suas metas? 

Para entrar no próximo ano com tranquilidade, a palavra-chave é planejamento. Em primeiro lugar, faça um orçamento familiar, contemplando inclusive os gastos básicos (aquelas contas que você sabe que terá e que têm pouca variação, como as de luz, de água, aluguel, telefone, internet etc.), e lembre-se de que todos os seus objetivos estão atrelados à forma como você administra seu dinheiro. Por isso, não gaste mais do que ganha e não se esqueça das dívidas! Não hesite em negociar taxas e valores: muitas companhias fazem propostas menores caso as dívidas sejam pagas à vista. Ter o dinheiro na mão é a sua deixa para zerar o saldo devedor. 

Equacionado o orçamento familiar e controladas as dívidas, faça uma lista com todos os objetivos de curto prazo que deseja alcançar. Pense em tudo: quer fazer uma viagem? Precisa reformar a casa? Trocar os móveis ou os eletrodomésticos? Não tenha medo de ser minucioso: todo detalhe é importante. Com o orçamento e seus projetos no papel, analise as possibilidades de economia, abrindo mão de um trocado aqui, outro ali, mas que será muito importante para a constituição de um valor a ser destinado periodicamente a alguma ferramenta financeira. Desta forma, você terá uma previsão de quanto tempo será necessário até que consiga realizar todos estes planos.

Agora, é hora do próximo passo: poupar para o futuro e ser previdente. Em outro texto, já falamos sobre a importância de construir uma reserva financeira pensando em prazos um pouco mais longos. Essas reservas podem te dar mais tranquilidade para curtir o presente. Com as dívidas zeradas isso fica mais fácil. Estabeleça quais os seus projetos de vida de médio e longo prazo. 

Agora, é investir: veja qual a melhor maneira de guardar o seu dinheiro para viabilizar as suas conquistas. Para o curto prazo, a Caderneta de Poupança é uma das opções, já que você espera utilizar o dinheiro em alguns meses. Mas para o médio e longo prazo, considere um investimento que possa te proporcionar outros benefícios, inclusive fiscais. Lembre-se da regra dos juros sobre juros: investimentos de longo prazo não rendem apenas sobre o montante aplicado, mas sobre o total acumulado da sua reserva. Ao final de alguns anos, isso faz toda a diferença. 

O ano novo traz novas oportunidades de mudança, de crescimento e renovação. O primeiro passo para aproveitá-las você já conhece:  planejar e manter a saúde financeira é fundamental para alcançar as suas resoluções. O segundo é investir em seus projetos de vida. Neste novo período, espero que você possa realizar o terceiro passo: concretizar seus sonhos e planos. Mas não esqueça também de cuidar da sua saúde e qualidade de vida, bem como aproveitar os bons momentos ao lado daqueles que você ama.

Sandro Bonfim é superintendente de Produtos da Brasilprev Seguros e Previdência. Tem mais de 15 anos de experiência no setor financeiro e em previdência complementar, também atuou profissionalmente nas áreas de operações, comercial e de marketing

O conteúdo da materia é de responsabilidade do colunista.

 

 
Sandro Bonfim é superintendente de Produtos da Brasilprev Seguros e Previdência

Sandro Bonfim é superintendente de Produtos da Brasilprev Seguros e Previdência

Elizabeth Monteiro 2016. Todos os direitos reservados.
Cereja.in